23.11.2021 - Como se faz o diagnóstico de gestão estratégica?

(www.jornalcontabil.com.br)

Ao final do diagnóstico você tem uma fotografia exata de como sua empresa funciona!

De Leonardo Grandchamp

O primeiro passo de qualquer ação em gestão de um negócio já em andamento, precisa ser um diagnóstico.

Se não foi possível fazer um plano de negócio prévio ou ele já empoeirado, o diagnóstico é o espelho do negócio como ele é, e sem essa fotografia, qualquer mudança é inútil. Toda empresa deve fazer um periodicamente. Conhecimento é poder!

Então, vamos lá. O que é feito em um diagnóstico de gestão estratégica?
Cada negócio é único. Mesmo que existam centenas de concorrentes. Assim, não há receita de bolo. Infelizmente? Não mesmo! Isso significa que a equipe responsável pelo seu diagnóstico vai conhecer você, sua equipe, sua empresa, seu negócio, por dentro e por fora.

Saber exatamente quais os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, e não os de sua área, mas os seus. Que só existem porque você é quem você é.

Ao final do diagnóstico você tem uma fotografia exata de como sua empresa funciona e como ela se situa nas complexas relações que um negócio tem com o mercado, seus fornecedores, seus clientes, o governo e sua equipe interna.

Você é eficiente? Seu negócio é viável?
São perguntas difíceis e as respostas nem sempre são fáceis de encarar, mas, sem elas o fracasso é iminente.

É preciso saber para poder decidir! O primeiro passo de qualquer ação em gestão de um negócio já em andamento, precisa ser um diagnóstico.

Se não foi possível fazer um plano de negócio prévio ou ele já empoeirado, o diagnóstico é o espelho do negócio como ele é, e sem essa fotografia, qualquer mudança é inútil. Toda empresa deve fazer um periodicamente pois conhecimento é poder!

Muitas empresas partem do “achismo” de sua gestão atabalhoada e nada estratégica, e já saem fazendo ações sem qualquer embasamento real. No meio do caminho descobrem que tem um incêndio muito mais importante para apagar no caminho, ou descobrem que o dinheiro gasto não está dando resultado nenhum, e vai tudo por agua abaixo…

É um desperdício… E muitas vezes custa o seu negócio. É indispensável se conhecer para que sua empresa possa corrigir os erros e planejar o futuro com segurança!

Como é desenvolvido o Diagnóstico
Embora cada trabalho seja desenhado especialmente para o cliente, como todo projeto, o desenvolvimento de uma análise se desenvolve em alguns passos, e o plano de trabalho deve englobar os quatro pontos principais:

- Levantamento dos procedimentos da empresa – Visão geral
Este levantamento terá por objetivo identificar os principais procedimentos operacionais que se relacionam com as áreas que usam o sistema de gestão, com foco na sua gestão e no uso do sistema de gestão atual, nos seguintes departamentos:

1. Direção;
2. Contabilidade, Fiscal e Custos;
3. Financeiro;
4. Compras e recebimento;
5. Faturamento e expedição;
6. Produção e almoxarifado;
7. Tecnologia da informação.

- Levantamento dos procedimentos específicos da Contabilidade, Fiscal e Custos
É preciso saber exatamente qual a composição do custo total, muitas vezes super simplificado pelas administrações quando calculam seus preços e tomam suas decisões de gastos.

Diversas vezes o resultado surpreende ao demonstrar que nem mesmo os custos variáveis são são cobertos, mas na maioria das vezes os custos de estoque e administração revelam itens nunca considerados e que podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso do empreendimento.

- Matriz SWOT
Cada negócio tem os seus pontos forte, pontos fracos, ameaças e oportunidades. Mas é difícil agir sem saber quais são. A análise SWOT é fundamental para a tomada de decisões como expandir ou reduzir a operação e até mesmo mudar de área, posicionamento ou negócio.

- Elaboração do “diagnóstico da gestão de processos administrativos”

É preciso entender como a sua empresa funciona. Quais as sutilezas, quais os riscos, quais as dinâmicas entre as pessoas: equipe, diretoria, fornecedores, clientes e concorrentes. Para isso é necessário saber quais os procedimentos executados no dia a dia da empresa.

Muitas são as barreiras e fraquezas que encontramos, na parte administrativa, financeira, comercial, logística, recursos humanos, contabilidade, fiscal, tributária e marketing.

Na realidade o DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL, que é uma excelente ferramenta de gestão empresarial, vai, além de responder a tudo isto e muito mais, lhe oferecer subsídios para que você mesmo, ou com a ajuda de terceiros, seus colaboradores e algum conhecimento além de muito comprometimento, a resolver, senão todos, uma boa parte de todos os problemas que a sua empresa possa estar passando neste momento.

Ao final, você terá respondidas questões como:

- Se você receber uma fiscalização hoje, você está preparado?
- Se um colaborador seu for dispensado e entrar na Justiça do Trabalho, você está tranquilo?
- Você sabe, exatamente, qual é o seu lucro mensal?
- Você sabe, exatamente, qual a sua sobra de caixa no dia?
- Você sabe qual é o ponto de equilíbrio de sua empresa?
- Toda a documentação da sua empresa está absolutamente em ordem, tem certeza disto?
- Todas as obrigações legais estão sendo cumpridas de acordo com a legislação?
- Através do seu balanço mensal você está fazendo todas as análises financeiras e econômicas possíveis?
- Com certeza o seu controle de estoque está absolutamente em dia, não é mesmo?
- Com base nos anos anteriores você sabe exatamente quanto cresceu este ano, certo?
- Na última reunião de capacitação de seus colaboradores você foi cordial quando disse que as metas vão ter que, obrigatoriamente, serem atingidas com seus clientes?
- Qual a avaliação que os seus clientes tem da sua empresa?

Em seguida você terá condições de desenvolver um PLANO DE AÇÃO para que possa direcionar seus esforços para o futuro e garantir resultado financeiro, retorno do seu capital investido e segurança, tendo tomado decisões baseadas em dados reais!

Então, é só prosperar!

Denise de Holanda é fundadora da Holanda Empresarial, instituição que há mais de 5 anos auxilia empreendedores no processo de crescimento no mercado

Original de MaxJus

FONTE: https://www.jornalcontabil.com.br/como-se-faz-o-diagnostico-de-gestao-estrategica/

24.11.2021 - Senado aprova projeto que cria novamente Ministério do Trabalho e Previdência

(www.contabeis.com.br)

Projeto aprovado foi votado nesta terça-feira (23) e a pasta passa incluir a previdência social e a complementar, políticas de geração de emprego e renda e outras.

O Senado votou e aprovou na noite desta terça-feira (23) o projeto de lei que recria o Ministério do Trabalho e Previdência, sem alterações, que já foi aprovada também pela Câmara dos Deputados. O próximo passo é a sanção presidencial.

O projeto votado aprova também a transferência da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania para a pasta do Turismo.

A recriação surgiu do resultado de uma medida provisória (MP) que passou a ser válida em julho de 2021, mas ainda precisava ser aprovada no Congresso para passar a ser lei.

O Ministério do Trabalho e Previdência recebe a responsabilidade de definir políticas de geração de emprego e renda, políticas salariais, incluindo a previdência social e complementar, o registro sindical e outros.

O ministro Onyx Lorenzoni, nomeado para a pasta, ainda poderá definir hipóteses de substituição de exame pericial presencial por um remoto, condições e limitações para sua aplicação, segundo texto que foi incluído durante a tramitação na Câmara.

Também foi incluído no texto na Câmara a permissão de notificar o empregador de forma eletrônica sobre atos administrativos, intimações e avisos em geral. A proposta dispensa a notificação pelos Correios e a publicação no Diário Oficial da União.

Publicado por IZABELLA MIRANDA - Jornalista

FONTE: https://www.contabeis.com.br/noticias/49529/senado-aprova-projeto-que-cria-novamente-ministerio-do-trabalho-e-previdencia/?utm_source=destaque&utm_medium=principal&utm_campaign=Home

24.11.2021 - Serviço de limpeza de escritório sinaliza retomada de cenário pré-pandemia

(www1.folha.uol.com.br)

Desmonte do home office favorece demanda, segundo empresas

Empresas de limpeza profissional registram um novo aumento na demanda do serviço para salas comerciais, atribuído à retomada do funcionamento dos escritórios.

Na franquia Jan-Pro, que teve contratos suspensos no início da pandemia por causa do home office, o faturamento com limpeza chegou a cair 40% na capital paulista, mas, nas últimas semanas, a demanda cresceu de 5% a 10%, segundo a empresa.

A rede de diaristas Mary Help diz que o perfil do cliente mudou. A empresa ultrapassou o volume de serviços pré-pandemia, e hoje faz cerca de 50 mil limpezas por mês, 10 mil a mais do que antes, segundo José Roberto Campanelli, fundador da rede.

Ele afirma que, em abril de 2020, a demanda pela faxina caiu 70%. O patamar normal foi recuperado em outubro, mas voltou a cair 20% na segunda onda da pandemia.

O que vem diminuindo gradativamente é a procura pela sanitização, serviço para eliminar vírus e bactérias com mais eficiência. O patamar de 400 serviços do tipo atingidos em março deste ano voltou para cerca de 40 em outubro.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2021/11/servico-de-limpeza-de-escritorio-sinaliza-retomada-de-cenario-pre-pandemia.shtml

25.11.2021 - Comissão aprova limite para penhora de faturamento para pagamento de débito trabalhista

(Agência Câmara de Notícias)

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que determina que a penhora do faturamento da empresa para pagamento de débito trabalhista será limitada a 10% das receitas mensais, deduzidas das despesas com salários dos empregados.

Pelo texto, o percentual exato será definido pelo juiz, com base no caso e nas provas existentes, de modo a garantir o pagamento da dívida em tempo razoável, mas sem tornar inviável a atividade empresarial.

A proposta aprovada prevê ainda que a emissão da Certidão Positiva de Débitos Trabalhistas poderá ocorrer após a penhora de percentual do faturamento da empresa pela Justiça, quando o valor penhorado cobrir o débito trabalhista.

A certidão positiva é expedida quando a Justiça trabalhista reconhece que os débitos do empregador estão garantidos por bens penhorados. O documento tem os mesmos efeitos da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas e permite que a empresa participe de licitações públicas ou contrate empréstimos.

Negociação
O Projeto de Lei 3083/19, do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP),  foi aprovado na forma de substitutivo do relator, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).  O texto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O ponto mais discutido do projeto foi o percentual máximo de penhora do faturamento. Costa Filho chegou a apresentar um parecer em que não constava nenhum percentual, mas decidiu rever sua posição após negociar o assunto com integrantes da comissão e com o governo.

Segundo ele, a fixação de um percentual de penhora “garante maior proteção ao princípio da manutenção da atividade empresarial, que a legislação e a jurisprudência abrigam”.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). A proposta já foi aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

Fonte: Agência Câmara de Notícias

FONTE: https://www.camara.leg.br/noticias/830602-comissao-aprova-limite-para-penhora-de-faturamento-para-pagamento-de-debito-trabalhista/

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