12.07.2022 - Juíza nega acréscimo salarial por desvio de função de trabalhador

(www.migalhas.com.br)

O homem pleiteou acréscimo salarial de 50% por desempenhar funções além da que havia no contratado.

Trabalhador não terá acréscimo salarial por desvio de função. A juíza do Trabalho Lucy de Fátima Cruz Lago, da 9ª vara de Vitória/ES, concluiu que no contrato firmado entre as partes constava que o trabalhador poderia vir a exercer qualquer cargo ou função compatível com sua condição pessoal e profissional.

O homem alegou que apesar de praticar funções ao cargo de TI da empresa, passou a exercer cumulativamente atividades de recursos humanos, logística, financeiro e faturamento. Nesse sentido, solicitou receber acréscimo salarial de 50% por desempenhar funções além da que havia no contratado.

Ao analisar o caso, a magistrada destacou que não foi comprovado nos autos o desvio de função, posto que o empregador não adota "quadro de carreiras", incidindo, assim, a hipótese permissiva do art. 456 da CLT, a qual "dispõe presumir-se que o empregado se obrigou a todo e qualquer serviço compatível com sua condição pessoal à falta de prova ou inexistindo cláusula expressa a respeito".

Nesse sentido, julgou improcedente a ação para negar o pedido de acréscimo salarial.

A advogada Maria Carolina Carelli de Oliveira, do escritório Walquer Figueiredo Advogados Associados, atua na defesa da empresa.

Processo: 0000097-76.2020.5.17.0009
Leia a sentença

Por: Redação do Migalhas

FONTE: https://www.migalhas.com.br/quentes/369536/juiza-nega-acrescimo-salarial-por-desvio-de-funcao-de-trabalhador

15 Outubro 2025

15.10.2025 - Informativo Jurídico sobre Precedentes e Estudo do TST (Dra. Lirian Cavalhero -...

14 Outubro 2025

14.10.2025 - Parecer Jurídico - Tutela Inibitória e Prevenção ao Assédio Dra. Lirian Cavalhero...

13 Outubro 2025

13.10.2025 - Novos precedentes do TST exigem atenção das empresas do setor (Dra. Lirian...

 

 


 

Receba Notícias do Setor