11.04.2022 - Justiça mantém justa causa de empregada que ofendeu drogaria no Facebook

(www.conjur.com.br)

Tratar da insatisfação com o trabalho de forma pública e sem decoro, com uso de palavras de baixo calão, significa exceder o direito de expressão e praticar ato abusivo.

Com esse entendimento, a 5ª Vara do Trabalho de Guarulhos (SP) manteve a dispensa por justa causa de uma empregada que ofendeu uma unidade da Drogaria São Paulo no Facebook.

Ao compartilhar um post sobre sintomas de exaustão mental, a mulher apontou a suposta contradição entre a boa fama da empresa e o ambiente de trabalho ruim. Na publicação, ela usou palavrão e marcou o perfil da drogaria. Após ser dispensada por justa causa, acionou a Justiça para pedir o pagamento de verbas rescisórias.

"O teor da referida postagem possui o condão macular a imagem da empresa, a se considerar não somente o teor das menções e apontamentos feitos pela autora, mas também pela direta associação da reclamada ao suposto surgimento em seus funcionários dos males psicológicos e sociais", assinalou o juiz Bruno Antonio Acioly Calheiros.

Para o magistrado, a autora poderia ter recorrido a outros meios — por exemplo, denúncia ao sindicato ou ao Ministério Público do Trabalho — em vez de expor publicamente sua insatisfação com a empregadora.

A rede de farmácias foi representada na ação pela advogada trabalhista Maria Helena Autuori, do escritório Autuori Burmann Sociedade de Advogados. Com informações da assessoria do TRT-2.

Clique aqui para ler a decisão
1000740-52.2021.5.02.0315

FONTE: https://www.conjur.com.br/2022-abr-10/justica-mantem-justa-causa-empregada-ofendeu-drogaria

22 Maio 2026

22.05.2026 - Redução da jornada de trabalho deve considerar impacto na violência doméstica (www.conjur.com.br...

22 Maio 2026

22.05.2026 - NF-e ganha novos campos da reforma tributária e exigirá adaptação das...

21 Maio 2026

21.05.2026 - Febrac elege nova diretoria para o quadriênio 2026-2030 (www.febrac.org.br (https://febrac.org.br/febrac-elege-nova-diretoria-para-o-quadrienio-2026-2030/)) Por: Vânia Rios Na...

 

 


 

Receba Notícias do Setor