25.07.2019 - Gravação feita por terceiro é ilegal em ação trabalhista, decide juiz

(Revista Consultor Jurídico)

LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ

Uma conversa gravada que não envolva o autor da ação trabalhista não pode ser utilizada como prova no processo. Com esse entendimento, o juiz Luiz Fernando Bonn Henzel, da 3ª Vara do Trabalho do Canoas (RS), condenou por litigância de má-fé um ex-empregado de uma empresa de transportes demitido por justa causa.

De acordo com a decisão, a gravação telefônica apresentada é ilegal porque foi feita por terceiro, conforme estabelece a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

O juiz considerou "inusual situação em que um preposto, que está fazendo processo seletivo para admitir um empregado, autorize não só que ele presencie ligação para seu ex-empregador, como a grave", bem como que a prova apresentada pela empresa de postagem nas redes sociais demonstra a proximidade entre o reclamante e a testemunha.

Segundo o magistrado, "a situação narrada se equipara a um 'flagrante forjado'", havendo a preparação de uma situação que oportunizasse o autor de buscar em juízo reparação por danos morais.

 Por fim, o julgador concluiu que o autor e a sua testemunha buscaram alterar a verdade dos fatos, razão pela qual o condenou a pagar multa por litigância de má-fé em 10% do valor corrigido da causa.

A empresa de transporte foi defendida pelo escritório Franco Advogados.

Clique aqui para ler a decisão

Fonte: Revista Consultor Jurídico, 25 de julho de 2019, 8h45

07 Julho 2026

07.07.2026 - Justiça suspende adicional de 10% no IRPJ e CSLL do lucro...

07 Julho 2026

07.07.2026 - Limpeza de banheiro de uso restrito não justifica adicional de insalubridade (www.conjur.com.br...

06 Julho 2026

06.07.2026 - Ministério do Trabalho orienta empregadores sobre descontos do Crédito do Trabalhador...

 

 


 

Receba Notícias do Setor