29/04/2014 - Goiás recebe XXV Encontro do Geasseg

(Clipping FEBRAC - 2345/2014)

O Estado de Goiás recebeu pela terceira vez o Grupo de Executivos dos Sindicatos de Empresas de Asseio e Segurança (Geasseg), realizado em parceria entre a Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) e a Federação Nacional de Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist). Criado para ser um instrumento de incentivo à promoção de qualificação profissional e troca de experiências, o Geasseg vem conquistando avanços significativos nas metas traças visando o crescimento das entidades sindicais locais e nacionalmente.

Em sua 25ª edição, o encontro aconteceu entre os dias 24 (quinta-feira) e 26 (sábado) e teve como anfitriões o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Portaria (Seac-GO) e o Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp-GO).

As atividades iniciaram na cidade de Pirenópolis, no qual o advogado da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lara, se juntou à advogada e conselheira seccional da OAB-GO, Patrícia Miranda, para abordar questões judiciárias envolvidas na terceirização, lançando luz sobre o mercado de prestação de serviço em franca expansão.

Especialista na área de desenvolvimento de pessoas, liderança e qualidade total com 30 anos de experiência, a psicóloga e mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp-SP, Magda de Paula, também falou aos membros do Geasseg. Com a palestra “É hora de mudar sua forma de pensar”, Magda, que também é escritora e diretora executiva da Explain Institute, forneceu subsídios para que executivos, empresários e líderes classistas sejam capazes de rever ações e aprimorar processos para acompanhar as necessidades do mercado.

Já na sexta-feira (25), o grupo foi a Goiânia para a apresentação da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Miranda, que trouxe à mesa o tema “Relacionamento do judiciário com as empresas do segmento de asseio e segurança – As dificuldades dos empresários com a Justiça do Trabalho”, a goiana nascida em Pontalina promoveu o debate acerca dos obstáculos que os segmentos encontram na celebração de Convenções Coletivas de Trabalho (CCT). Ainda que um mecanismo com amparo legal, o CCT muitas vezes acaba ignorado pelo judiciário, gerando prejuízos para empresários e trabalhadores igualmente. Tendo em sua história de vida o trabalho como empregada doméstica para custeio de seu ensino superior, a ministra conhece a fundo o assunto que abordará a partir das 19h, no auditório dos sindicatos Seac-GO e Sindesp-GO.

Delaíde Miranda é ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) desde 1º de março de 2011. Antes de sua posse, a bacharel em Direito com pós-graduações em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Magistério Superior, Docência Universitária, pela Pontifícia Universidade de Goiás (Puc-GO) exerceu advocacia trabalhista, assessoria e consultoria jurídica exclusivamente nas áreas de Direito Individual e Coletivo do Trabalho por 30 anos. Além disso, Delaíde presidiu o Instituto Goiano do Direito do Trabalho (IGT), dentre outras entidades, e foi a primeira presidente mulher da Associação Goiana de Advogados Trabalhistas de Goiás (Agatra). É ainda autora de vários artigos, matérias e obras jurídicas como “Trabalho Doméstico – Direitos e Deveres” e “Execução Trabalhista Célere e Eficiente – Um Sonho Possível”.

GEASSEG

O GEASSEG é uma ação pró-ativa da Febrac, em parceria com a Fenavist, e tem por finalidade a absorção de novos conhecimentos, prospecção de serviços e intercâmbio de informações e ideias, de forma a incrementar a capacidade gestora de prestação de serviços das entidades, viabilizando um aumento do associativismo e de receita sindical.

“As discussões nos Encontros do GEASSEG não ficam restritas ao aprimoramento profissional dos executivos. Elas avançam também no sentido de aumentar a capacidade gestora da prestação de serviços por parte das entidades sindicais e de atrair novas empresas para o quadro de associados, gerando aumento da receita dos Sindicatos e mesmo das Federações a que estão filiados, fortalecendo, de forma marcante, os segmentos de asseio, conservação e da segurança privada como um todo”, afirmou o presidente da Febrac, Ricardo Costa Garcia.

O Grupo já foi responsável por diversos trabalhos, como por exemplo: ações contra cooperativas de mão-de-obra; modelo de reequilíbrio econômico-financeiro (ação judicial); novas técnicas de arrecadação sindical; manual de normas e procedimentos de rotinas sindicais; palestras de excelência no atendimento; cartilha ao tomador de serviços; estudo sobre a reforma sindical e do projeto de lei sobre terceirização de serviços; ações concretas e com êxito contra o modelo de licitação chamado pregão eletrônico; entre outros assuntos.

18 Abril 2024

18.04.2024 - PL que amplia isenção do Imposto de Renda para 2 salários...

18 Abril 2024

18.04.2024 - Decisões do STF favoráveis à terceirização do trabalho revelam um tribunal...

16 Abril 2024

16.04.2024 - Haddad confirma proposta de salário mínimo a R$ 1.502 em 2025 (economia.uol.com.br...

 

 


 

Receba Notícias do Setor